Políticas educativas, ocio inclusivo y equidad social ante los nuevos futuros de la educación

  1. Antonio LUZÓN
  2. José Antonio CARIDE
  3. Diego SEVILLA
Revista:
Pedagogía social: revista interuniversitaria

ISSN: 1139-1723

Ano de publicación: 2023

Título do exemplar: Educación y conciliación para la equidad

Número: 43

Páxinas: 15-29

Tipo: Artigo

DOI: 10.7179/PSRI_2023.43.01 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Outras publicacións en: Pedagogía social: revista interuniversitaria

Obxectivos de Desenvolvemento Sustentable

Resumo

Colocando os seus principais argumentos nos valores que invocam a equidade e a inclusão social, numa perspetiva histórica, o texto que apresentamos salienta o importante papel que as políticas educativas têm nas conquistas associadas a um futuro melhor para as pessoas e a sociedade. Assim sendo, não é obviada a relevância adquirida pelos seus discur-sos e práticas –em convergência com aqueles que nomeiam a cooperação e solidariedade, paz, liberdade ou justiça social– nas declarações internacionais, comprometendo suas inicia-tivas com um duplo desafio: por um lado, garantir o direito à uma educação de qualidade ao longo da vida, expandindo e diversificando as oportunidades educativas, as formas de educar e de ser educado em sociedade; por outro, fortalecer o potencial transformador da educação como um esfoço público e um bem comum, na transina transição cara um provir mais habitá-vel e sustentável, ecológica e socialmente. Imagina-lo e construí-lo requer um novo contrato social para a educação, no qual o lazer –como um direito de terceira geração, que atende necessidades básicas relacionadas com o descanso, a recreação, o desenvolvimento pessoal, o bem-estar ou qualidade de vida– deve conciliar a liberdade com a igualdade, a inclusão com mudanças e processos de transformação tecnológica, social, cultural, etc. para que ninguém fique para trás

Referencias bibliográficas

  • Bolívar, A. (2005). Equidad Educativa y Teorías de la Justicia, REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 3(2), 42-69.
  • Bregman, R. (2021). Dignos de ser humanos: una nueva perspectiva histórica de la humanidad. Anagrama.
  • Carabaña, J. (2016) El Informe Coleman, 50 años después. Revista de Sociología de la Educación-RASE, 9, 9-21.
  • Caride, J. A. (2017). Lo que el tiempo esconde, o cuando lo social necesita de la pedagogía. Pedagogía Social. Revista interuniversitaria, 32, 17-29. https://doi.org/10.7179/PSRO_2018.32.02
  • Caride, J. A. (2020). Educar y educarnos a tiempo, pedagógica y socialmente. Revista Española de Pedagogía, 78(277), 395-413. https://doi.org/10.22550/REP78-3-2020-03
  • Caride, J. A., Vila, E. S. y Martín, V. M. (coords.) (2018). Del derecho a la educación a la educación como derecho: reflexiones y propuestas. GEU Editorial.
  • Caride, J. A. y Gradaílle, R. (2019). Social Time, Gender and Education. En V. Pérez-de-Guzmán, E. Bas-Peña y M. Machado-
  • Casas (coords.), Gender Issues in Latin America and Spain (pp. 15-38). Peter Lang Verlag.
  • Caride, J. A., Gradaílle, R. y Caballo, M. B. (coords.) (2020). Tiempos, educación y ocio en una sociedad de redes. Octaedro.
  • Castells, M. (1997). La era de la información: economía, sociedad y cultura, vol. I. Alianza.
  • Cortina, A. (2017). Aporofobia, el rechazo al pobre: Un desafío para la democracia. Paidós.
  • Cuenca, M. (2004). Pedagogía del Ocio: modelos y propuestas. Universidad de Deusto.
  • Delors, J. et al. (1996). La educación encierra un tesoro: informe a la UNESCO de la Comisión sobre la Educación para el siglo XXI. Santillana-UNESCO.
  • Díez, E. J. y Rodríguez, J. R. (coords.) (2021). Educación crítica e inclusiva para una sociedad poscapitalista. Octaedro.
  • Dubet, F. (2015). ¿Por qué preferimos la desigualdad? (aunque digamos lo contrario). Siglo XXI Editores.
  • Duru-Bellat, M. (2003). Inégalités sociales à l’école et politiques éducatives. Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación de la UNESCO (IIPE).
  • Field, S., Kuczera, M. y Pont, B (2007). No More Failures: Ten Steps to Equity in Education. OCDE.
  • Fraser, N. (2000). Rethinking Recognition. New Left Review 3, 107-120.
  • Fraser, N. (2008). La justicia social en la era de la política de identidad: Redistribución, reconocimiento y participación. Revista de Trabajo, 4(6), 83-99.
  • Fraser, N. y Honneth, A. (2006). ¿Redistribución o reconocimiento? Un debate político-filosófico. Morata.
  • Global Education Monitoring Report, GEM (2020). Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo 2020. Inclusión y educación: todos, sin excepción. https://gem-report-2020.unesco.org/es/inicio/
  • Global Education Monitoring Report, GEM (2022). South Asia, non-state actors in education: who chooses? Who loses? https://www.unesco.org/gem-report/en/2022-south-asia
  • González-Faraco, J.C., Luzón, A. y Torres, M. (2012). La exclusión social en el discurso educativo: un análisis basado en un programa de investigación. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 20, 1-20. https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/1050/995
  • Leif, J. (1992). Tiempo libre y tiempo para uno mismo: un reto educativo y cultural. Narcea.
  • Lingard, B., Sellar, S. y Savage, G. C. (2014). Re-articulating social justice as equity in schooling policy: the effects of testing and data infrastructures. British Journal of Sociology of Education, 35(5), 710-730. https://doi.org/10.1080/01425692.2014.919846
  • McGuinn, P. (2016). From No Child Left behind to Every Student Succeeds Act: Federalism and the Education Legacy of the Obama Administration, Publius: the Journal of Federalism, 46(3), 392-415.
  • Ministerio de Educación y Formación Profesional (2022). Programa para la orientación, avance y enriquecimiento educativo en centros de especial complejidad educativa (Programa PROA+). https://www.educacionyfp.gob.es/mc/sgctie/cooperacion-territorial/programas-cooperacion/proa/proa-21-23.html
  • Murillo, F. J. y Hernández-Castilla, R. (2011). Hacia un concepto de justicia social. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 9(4), 7-23.
  • Navarro, V. y Torres, J. (2014). Los amos del mundo: las armas del terrorismo financiero. Espasa.
  • OCDE (2012). Equity and Quality in Education: Supporting Disadvantaged Students and Schools. https://doi.org/10.1787/9789264130852-en
  • OCDE (2018). Equity in Education. Breaking Down Barriers to Social Mobility. https://www.oecd.org/education/equity-in-education-9789264073234-en.htm
  • OCDE (2022). Improving Early Equity. From Evidence to Action. https://doi.org/10.1787/6eff314c-en
  • ONU (2015). Transformar nuestro mundo: la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. ONU. https://www.fundacioncarolina.es/wp-content/uploads/2019/06/ONU-Agenda-2030.pdf
  • ONU (2017). Leaving No One Behind: Equality and No-Discrimination at the Heart of Sustainable Development. ONU. https://unsceb.org/sites/default/files/imported_files/CEB%20equality%20framework-A4-web-rev3.pdf
  • Piketty, Th. (2013). Le Capital au XXIe siècle. Seuil.
  • Piketty, Th. (2015). La economía de las desigualdades. Anagrama.
  • Plisson, P. (Dir) (2013). Camino a la escuela [Documental]. Winds, Hérodiade.
  • Popkewitz, Th. S. y Lindblad, S. (2005). Gobernación educativa e inclusión y exclusión social: dificultades conceptuales y problemáticas en la política y en la investigación. En J. Luengo (comp.). Paradigmas de gobernación y exclusión social en la educación (pp. 116-175). Ed. Pomares.
  • Rawls, J. (1971). A Theory of Justice. Harvard University Press.
  • Reimers, F. (2020). Educación global para mejorar el mundo: cómo impulsar la ciudadanía global desde la escuela. SM.
  • Rodrigues, D. (2015). Equidade e Educação Inclusiva. Profedições.
  • Rose, N. (1999). Powers of Freedom: Reframing Political Thought. Cambridge University Press.
  • Safranski, R. (2017). Tiempo: la dimensión temporal y el arte de vivir. Tusquets.
  • Sen, A. (2004). Nuevo examen de la desigualdad. Alianza.
  • Sevilla, D. (2003). La educación comprensiva en España: paradoja, retórica y limitaciones, Revista de Educación, 330, 35-57.
  • Schleicher, A. (2014). Equity, Excellence and Inclusiveness in Education: Policy Lessons from Around de World. https://doi.org/10.1787/9789264214033-en
  • Stiglitz, J. (2015). El precio de la desigualdad. Penguin Random House.
  • Subirats, J., Brugué, J. y Gomá, R. (2002). De la pobreza a la exclusión social: Nuevos retos para las políticas públicas, Revista Internacional de Sociología, 33, 7-45.
  • Theborn, G. (2015). La desigualdad mata. Alianza.
  • Turégano, I. (2022). John Rawls y el problema de la desigualdad dentro y más allá de las fronteras. Estudios públicos, 165, 139-149.
  • UNESCO (1990). Declaración Mundial sobre Educación para Todos y Marco de Acción para Satisfacer las Necesidades Básicas de Aprendizaje. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127583_spa
  • UNESCO (2000). Marco de Acción de Dakar: Educación para Todos: cumplir nuestros compromisos comunes. Foro Mundial sobre la Educación. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000121147_spa
  • UNESCO (2014). The Right to education: law and policy review guidelines. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000228491
  • UNESCO (2015a). La Educación para Todos, 2000-2015: logros y desafíos. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232435
  • UNESCO (2015b). Educación 2030: Declaración de Incheon y Marco de Acción. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_spa
  • UNESCO (2022). Reimaginar juntos nuestros futuros. Informe de la comisión internacional sobre los futuros de la educación: Un nuevo contrato social para la educación.UNESCO-FundaciónSM. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381560
  • World Leisure Organization (2020). Charter for Leisure. WLO. https://www.worldleisure.org/wlo2019/wp-content/uploads/2021/07/Charter-for-Leisure_en.pdf