El análisis multimodal del anuncio publicitario audiovisual para el aula de Lengua Castellana y Literatura en Educación Secundaria y Bachillerato

  1. Zósimo López Pena
Revista:
Educação & Formação

ISSN: 2448-3583

Ano de publicación: 2020

Volume: 5

Número: 3

Páxinas: 19

Tipo: Artigo

DOI: 10.25053/REDUFOR.V5I15SET/DEZ.2839 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Outras publicacións en: Educação & Formação

Resumo

O objectivo deste artigo é propor uma metodologia para a análise e compreensão das mensagens publicitárias na aula de Língua e Literatura Espanhola durante o Ensino Secundário en Espanha. Dada a complexidade semiótica deste tipo de mensagem, este trabalho propõe a possibilidade de realizar uma análise multimodal que nos permitirá desvendar os diferentes modos que compõem a mensagem e assim alcançar o seu significado global. Para alcançar este objectivo, apresentaremos primeiro uma secção na qual salientaremos a necessidade de encontrar novas formas de análise para as diferentes formas de publicidade. Em seguida, vamos propor um quadro teórico em torno do conceito de multimodalidade e do tipo de análise que deriva desta disciplina. Finalmente, vamos propor as bases teóricas sobre as quais fazer uma análise multimodal de um anúncio audiovisual.  

Referencias bibliográficas

  • AMBRÓS I PALLARÉS, A. La educación en comunicación en el área de lengua de la Educación Secundaria Obligatoria del MEC y Cataluña. ¿Un malentendido?. Lenguaje y Textos, Valencia, v. 23-24, p. 149-168, 2006.
  • ARCONADA, M. Á. Cómo trabajar con la publicidad en el aula: competencia comunicativa y textos publicitarios. Barcelona: Graó, 2006.
  • BATEMAN, J. Multimodal analysis of film within the gem framework. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 64, p. 49-84, 2013. BATEMAN, J.; SCHMIDT, K.-H. Multimodal film analysis: how films mean. New York/London: Routledge, 2012.
  • BORDWELL, D. Figures traced in light: on cinematic staging.Los Angeles/London: University of California, 2005.
  • BORDWELL, D. Making meaning:inference and rhetoric in the interpretation of Cinema. Cambridge: Harvard University, 1989.
  • BORDWELL, D. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin, 1985.BORDWELL, D. Poetics of cinema. London/New York: Routledge, 2007.
  • BORDWELL, D. Textual analysis.Enclitic, New York,v.6, n.1, p. 125-136, 1982.
  • ESPAÑA. Real Decreto 1105/2014, de 26 de diciembre, por el que se establece el currículo básico de la Educación Secundaria Obligatoria y del Bachillerato. Boletín Oficial del Estado, Madrid,n. 3, 3 ene.2015.
  • GOFFMAN, E. La presentación de la persona en la vida cotidiana. Buenos Aires:Amorrortu,2012.HALLIDAY, M.A.K. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 2004.
  • HIIPPALA, T. Modelling the structure of a multimodal artefact. Helsinki: Universidad de Helsinki, 2013. Disponible en: https://helda.helsinki.fi/handle/10138/41736. Acceso el: 20 abr. 2020.
  • INE –Instituto Nacional de Estadística. Encuesta sobre equipamiento y uso de tecnologías de información y comunicación en los hogares. 2019. Disponible en: https://www.ine.es/ss/satellite?l=es_es&c=ineseccion_c&cid=1259925528782&p=1254735110672&pagename=productosyservicios%2fpyslayout.Acceso el:21 feb.2020.INE –Instituto Nacional de Estadística. Equipamiento y uso de TIC en los hogares.2019.Disponible en:https://www.ine.es/dyngs/inebase/es/operacion.htm?c=estadistica_c&cid=1254736176741&menu=ultidatos&idp=1254735976608.Acceso el: 20 abr. 2020.
  • JEWITT, C. Multimodality and literacy in school classrooms. Review of Research in Education, New York, v. 32, n. 1, p. 241-267, 2008.
  • JEWITT, C. Technology, literacy and learning: a multimodal approach. London: Routledge, 2006.JEWITT, C. (Ed.). The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2009.
  • JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing multimodality. London/New York: Routledge, 2016.
  • JEWITT, C.; KRESS, G. (Ed.). Multimodal literacy. New York: Peter Lang, 2003.KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.KRESS, G. Multimodality. In:KALANTZIS, M.; COPE, B.(Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Routledge: London, 2000.p. 182-202.
  • KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.KRESS, G. What is mode? In: CAREY, J.(Ed.). The Routledge handbook of multimodal analysis.London: Routledge, 2009.p. 54-67.
  • KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Colouras a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Visual Communication,New York, v. 1, n. 3, s.p., 2002.
  • KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporarycommunication. London: Edward Arnold, 2001.
  • KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: New York: Routledge, 1996.
  • LIM FEI, V. et al.Teaching visual texts with the multimodal analysis software. Educational Technology Research and Development, v. 63,p. 915-935, 2015.
  • LOMAS, C. La estética de los objetos y la ética de los sujetos. Comunicar, Huelva, v.17, p. 31-39, 2001.
  • LÓPEZPENA, Z. Aproximación àanálise multimodal de produtos audiovisuais: o filme The Way.In: SEMINARIO-ASAMBLEA INTERNACIONAL ASOCIACIÓN DE ESTUDIOS SOBRE DISCURSO Y SOCIEDAD. 2., 2018, Vigo. Conferencia...Vigo: Ediso, 2018.DOI: 10.13140/RG.2.2.21710.36169.
  • LÓPEZ PENA, Z. La publicidad en el aula de Lengua Castellana y Literatura en Enseñanza Secundaria en España: retos y desafíos. Lenguaje y Textos,Valencia,v. 45, p. 89-99, 2017.
  • MACHIN, D. Introduction to multimodal analysis. London: Bloomsbury, 2007.MARTÍNEZ, E. La publicidad y su integración en las aulas. Comunicar, Huelva, v. 3. p. 65-73, 1994.
  • METZ, C. Film language: a semiotics of the cinema. Oxford/Chicago: Chicago University, 1974.
  • METZ, C. La grande syntagmatique du film narratif. Communications, Paris, v. 8, p. 120-124, 1966.MORO, M.M. La publicidad en los curricula de las aulas escolares. 2011. Disponible en: http://www.vamosapublicidad.com/wp-content/uploads/2011/10/publi-en-curricula.pdf Acceso el 3 de febrero de 2020.
  • O’HALLORAN, K. Visual semiosis in film. In: O’HALLORAN, K. L. (Ed.). Multimodal discourse analysis: systemic-functional perspectives.London:England:New York: Continuum, 2004.p. 109-131.
  • O’HALLORAN, K. et al.Challenges and solutions to multimodal analysis: technology, theory and practice. In: FANG, Y.;WEBSTER, J.(Ed.).Developing systemic functional linguistics: theory and application. London: Equinox, 2014a. p. 271-297.
  • O’HALLORAN, K. et al.Challenges indesigning digital interfaces for the study of multimodal phenomena. Information Design Journal, v. 18, n. 1, p. 2-12, 2008.
  • O’HALLORAN, K. et al.Multimodal analytics: software and visualization techniques for analyzing and interpreting multimodal data. In: JEWITT, C. (Ed). The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2014b. p. 386-396.
  • O’HALLORAN, K.; TAN, S.; KWAN LIN, M.E.‘Above All’: the myth of ‘dreams’ as advertising tool. In: PENNOCK-SPECK, B.;SAZ RUBIO, M. M.(Ed.). The multimodal analysis of television commercials. Valencia: Universitat de València, 2013.p. 113-135.
  • PANOFSKY, E. Studies in iconology. New York: Oxford University, 1939.
  • ROHLFING, K.et al. Comparison of multimodal annotation tools: workshop report. Gesprächsforschung, v. 7, n. 7, p. 99-123,2006.
  • SANTACRUZ, F.J.; CAMACHO, A. La publicidad: una experiencia en el aula. Comunicar,Huelva,v. 20, p. 142-146, 2003.
  • VAN LEEUWEN, T. Introducing social semiotics. London: Routledge, 2005