Programa de facilitaçâo psicoeducativa, familiar e escolar

  1. Tenreiro dos Santos, Maria de Fátima
Dirixida por:
  1. Agustín Dosil Maceira Director
  2. Vitorino da Silva Costa Director
  3. María del Carmen Torres Maroño Titora

Universidade de defensa: Universidade de Santiago de Compostela

Fecha de defensa: 05 de febreiro de 2016

Tribunal:
  1. Manuel Peralbo Presidente/a
  2. Eva María Taboada Ares Secretaria
  3. Constantino Arce Fernández Vogal
  4. Maria Augusta Romao de Veiga Branco Vogal
  5. Salvador Guillermo González González Vogal
Departamento:
  1. Departamento de Psicoloxía Evolutiva e da Educación

Tipo: Tese

Resumo

O estudo assenta em dois objetivos estruturantes. implementar a Escala Observacional do Desenvolvimento (EOD) de Francisco Secadas na Educação Pré-escolar portuguesa, e elaborar um programa de intervenção psicopedagógica educativa e familiar (PIPEF) que permitisse a pais e educadores dar resposta a situações menos consentâneas com os esperados níveis de desenvolvimento, detetados através do diagnóstico da EOD. Após uma fundamentação teórica das principais teorias do desenvolvimento, do jogo e da importância das escalas de avaliação, procedeu-se à analise dos dados do questionário EOD, feito a 311 crianças em idade pré-escolar no norte de Portugal, das reflexões e entrevistas dos educadores do ambiente educativo da amostra, e de um questionário aos pais daquelas crianças. Os resultados foram de encontro aos objetivos, às vertentes do problema e à hipótese teórica do estudo. Palavras-chave: Desenvolvimento, programa de intervenção, Perfil evolutivo, EOD El presente estudio, se basa en dos objetivos fundamentales: aplicar la Escala Observacional del Desarrollo de los procesos evolutivos del niño (EOD) de Francisco Secadas en la educación preescolar portuguesa, y elaborar un Programa de Intervención Psicopedagógica Educativa y Familiar (PIPEF), lo cual, permite a los padres y educadores conseguir abordar situaciones en menor consonancia con los niveles de desarrollo del niño , detectados por el cuestionario diagnóstico de esta escala. Después de una fundamentación teórica a través de las principales teorías del desarrollo, del juego y de la importancia de las escalas de avaluación, se procedió a la análisis de los datos del cuestionario EOD a 311 niños en el preescolar del Norte de Portugal, de las reflexiones y entrevistas a educadores en el ambiente educativo de los mismos niños, y bien cómo de una encuesta a sus padres. Los resultados fueran contra los objetivos, los aspectos del problema y a la hipótesis teórica del estudio.