Programa de facilitaçâo psicoeducativa, familiar e escolar

  1. Tenreiro dos Santos, Maria de Fátima
Supervised by:
  1. Agustín Dosil Maceira Director
  2. Vitorino da Silva Costa Co-director
  3. María del Carmen Torres Maroño Tutor

Defence university: Universidade de Santiago de Compostela

Fecha de defensa: 05 February 2016

Committee:
  1. Manuel Peralbo Chair
  2. Eva María Taboada Ares Secretary
  3. Constantino Arce Fernández Committee member
  4. Maria Augusta Romao de Veiga Branco Committee member
  5. Salvador Guillermo González González Committee member
Department:
  1. Department of Evolutionary and Educational Psychology

Type: Thesis

Abstract

O estudo assenta em dois objetivos estruturantes. implementar a Escala Observacional do Desenvolvimento (EOD) de Francisco Secadas na Educação Pré-escolar portuguesa, e elaborar um programa de intervenção psicopedagógica educativa e familiar (PIPEF) que permitisse a pais e educadores dar resposta a situações menos consentâneas com os esperados níveis de desenvolvimento, detetados através do diagnóstico da EOD. Após uma fundamentação teórica das principais teorias do desenvolvimento, do jogo e da importância das escalas de avaliação, procedeu-se à analise dos dados do questionário EOD, feito a 311 crianças em idade pré-escolar no norte de Portugal, das reflexões e entrevistas dos educadores do ambiente educativo da amostra, e de um questionário aos pais daquelas crianças. Os resultados foram de encontro aos objetivos, às vertentes do problema e à hipótese teórica do estudo. Palavras-chave: Desenvolvimento, programa de intervenção, Perfil evolutivo, EOD El presente estudio, se basa en dos objetivos fundamentales: aplicar la Escala Observacional del Desarrollo de los procesos evolutivos del niño (EOD) de Francisco Secadas en la educación preescolar portuguesa, y elaborar un Programa de Intervención Psicopedagógica Educativa y Familiar (PIPEF), lo cual, permite a los padres y educadores conseguir abordar situaciones en menor consonancia con los niveles de desarrollo del niño , detectados por el cuestionario diagnóstico de esta escala. Después de una fundamentación teórica a través de las principales teorías del desarrollo, del juego y de la importancia de las escalas de avaluación, se procedió a la análisis de los datos del cuestionario EOD a 311 niños en el preescolar del Norte de Portugal, de las reflexiones y entrevistas a educadores en el ambiente educativo de los mismos niños, y bien cómo de una encuesta a sus padres. Los resultados fueran contra los objetivos, los aspectos del problema y a la hipótesis teórica del estudio.