Estructura y evolución de ingresos tributarios y beneficios fiscales en MéxicoAnálisis del periodo 1990-2019 y evaluación de la reforma fiscal de 2014

  1. López Pérez, Sugey J. 1
  2. Vence, Xavier 2
  1. 1 Universidad Autónoma de Sinaloa (UAS) y Grupo de Investigación Icede, Universidad de Santiago de Compostela,
  2. 2 Grupo de Investigación Icede, Universidad de Santiago de Compostela
Revista:
El trimestre económico

ISSN: 0041-3011 2448-718X

Ano de publicación: 2021

Título do exemplar: abril-junio

Número: 350

Páxinas: 373-417

Tipo: Artigo

DOI: 10.20430/ETE.V88I350.1104 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openAcceso aberto editor

Outras publicacións en: El trimestre económico

Resumo

A estrutura e tendência do sistema fiscal reflecte a orientação do modelo de desenvolvimento do país nas últimas décadas e determina o seu modelo futuro e a sua capacidade para enfrentar os principais desafios sociais (desenvolvimento, equidade, bem-estar, sustentabilidade ambiental, etc.). O objectivo deste documento é estudar a dimensão relativa, a estrutura fiscal e as tendências da cobrança de impostos, bem como a natureza e os objectivos dos incentivos e benefícios fiscais que têm estado em vigor no México nos últimos anos. Este exercício permite uma avaliação da reforma fiscal de 2014 com a perspectiva dos últimos seis anos e a formulação dos desafios futuros. Foi utilizada uma abordagem descritiva e qualitativa com base em dados obtidos da CIAT, OCDE e SHCP. Analisa-se a estrutura de cobrança de impostos, focando os principais impostos federais, bem como o volume e composição da despesa fiscal, decompondo os incentivos e benefícios fiscais existentes em cada um dos impostos. Os principais resultados indicam uma evolução passiva do poder de cobrança que cresceu de 12,5% do PIB em 1990 para 15,6% em 2019, sustentada principalmente nos impostos sobre o consumo, no imposto sobre o rendimento dos salários e numa forte dependência do sector dos combustíveis fósseis. Mostra que alguns dos objectivos declarados da reforma de 2014, aumentando significativamente a capacidade de cobrança e reduzindo a selva de incentivos e benefícios fiscais, dificilmente foram atingidos. Em conclusão, alguns dos desafios que uma reforma fiscal deve enfrentar em termos de inclusão, equidade e sustentabilidade são formulados

Referencias bibliográficas

  • Arlinghaus, J., y Van Dender, K. (2017). The Environmental Tax and Subsidy Reform in Mexico (OECD taxation working papers, núm. 31). París: OECD Publishing. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1787/a9204f40-en
  • Ashiabor, H. (2020). Tax Expenditures and Environmental Policy. Northampton: Edward Elgar Publishing.
  • Cárdenas Sánchez, E. (2018). Política hacendaria en México de 2013 a 2017. Una primera aproximación al sexenio. El Trimestre Económico, 85(4), 887-923.
  • Causa, O., Browne, J., y Vindics, A. (2019). Income Redistribution across OECD Countries: Main Findings and Policy Implications (OECD economic policy papers, núm. 23). París: OECD Publishing. Recuperado de: https://read.oecd-ilibrary.org/economics/income-redistribution-across-oecd countries_3b63e61c-en#page2
  • CE (2018). In-Depth Analysis in Support of the Commission Communication COM (2018) 773: A Clean Planet for all. A European Strategic Long-Term Vision for a Prosperous, Modern, Competitive and Climate Neutral Economy (comunicación COM/2018/773). CE. Recuperado de: https://ec.europa.eu/clima/sites/clima/files/docs/pages/com_2018_733_analysis_in_support_en_0.pdf
  • CEPAL (2016). Tributación para un crecimiento inclusivo (LC/L.4159). Santiago de Chile: CEPAL.
  • CEPAL (2019). Panorama fiscal de América Latina y el Caribe 2019: Políticas tributarias para la movilización de recursos en el marco de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Santiago de Chile: CEPAL. CEPAL y Oxfam (2019). Los incentivos fiscales a las empresas en América Latina y el Caribe (documentos de proyectos LC/TS.2019/50). Santiago de Chile: CEPAL.
  • CIAT (2020a). Bases de datos de la recaudación BID-CIAT 1990-2018. Recuperado de: https://www.ciat.org/recaudacion/
  • CIAT (2020b). Bases de datos del gasto tributario. Recuperado de: https://www.ciat.org/gastos-tributarios/
  • Hanni, M., Martner, R., y Podestá, A. (2015). El potencial redistributivo de la fiscalidad en América Latina. Revista CEPAL, (116), 7-26.
  • Hernández Trillo, F., y Antón, A. (2014). El impuesto sobre las gasolinas: una aplicación para el Ecuador, El Salvador y México (documentos de proyectos, núm. 597). Santiago de Chile: CEPAL.
  • Huesca, L., y Montes, A. L. (2016). Impuestos ambientales al carbono en México y su progresividad: una revisión analítica. Economía Informa, (398), 23-39.
  • Huesca, L., y Serrano, A. (2005). El impacto fiscal redistributivo desagregado del impuesto al valor agregado en México: Vías de reforma. Investigación Económica, 64(253), 89-122.
  • INEGI (2020). PIB y Cuentas Nacionales. Recuperado de: https://www.inegi.org.mx/temas/pib/
  • IPCC (2018). Global Warming of 1.5 C. An IPCC Special Report on the impacts of global warming of 1.5 C above pre-industrial levels and related global greenhouse gas emission pathways, in the context of strengthening the global response to the threat of climate change, sustainable development, and efforts to eradicate poverty. Recuperado de: https://www.ipcc.ch/sr15/
  • LIF (2005). Diario Oficial de la Federación. México (27 de diciembre de 2005).
  • Lorenzo, F. (2016). Inventario de instrumentos fiscales verdes en América Latina: experiencias, efectos y alcances (documentos de proyectos, núm. 723). Santiago de Chile: CEPAL. Recuperado de: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/40833/1/S1601174_es.pdf
  • Lustig, N. (2017). Política fiscal, redistribución del ingreso y reducción de la pobreza en países de mediano y bajo ingreso. Commitment to equity CEQ (working paper 54). Center for Inter-American Policy and Research and Department of Economics-Tulane University.
  • Mahon Jr., J. E. (2012). Tax Incidence and Tax Reforms in Latin America. Washington, D. C.: Wilson Center.
  • Martínez Alier, J., y Roca Jusmet, J. (2013). Economía ecológica y política ambiental (3a ed.). México: Fondo de la Cultura Económica.
  • Melguizo, A., Nieto-Parra, S., Perea, J. R., y Perez, J. A. (2017). No Sympathy for the Devil! Policy Priorities to Overcome the Middle Income Trap in Latin America (OECD Development Centre Working Papers, núm. 340). París: OECD Publishing. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1787/26b78724-en
  • Naredo, J. M. (2006). Raíces económicas del deterioro ecológico y social. Más allá de los dogmas. Madrid: Siglo XXI Editores.
  • Nordhaus, W. D. (2010). Carbon taxes to move toward fiscal sustainability. The Economists’ Voice, 7(3).
  • Nørgård, J., y Xue, J. (2017). From green growth towards a sustainable real economy: The myth of decoupling, rebound effects, and the I = P ∙ A ∙ T equation. Real-World Economics Review, (80).
  • OCDE (2013). México: inventario sobre el apoyo presupuestario estimado y el gasto fiscal relativo a los combustibles fósiles. OCDE. Recuperado de: http://www.oecd.org/fossil-fuels/MEXICO_ES.pdf
  • OCDE (2018a). Consumption Tax Trends 2018: VAT/GST and Excise Rates, Trends and Policy Issues. París: OECD Publishing. Recuperado de: https://doi.org/10.1787/ctt-2018-en
  • OCDE (2018b). Effective Carbon Rates 2018: Pricing Carbon Emissions through Taxes and Emissions Trading. París: OECD Publishing. Recuperado de: https://doi.org/10.1787/9789264305304-en
  • OCDE (2019a). OECD Economic Surveys: Mexico 2019. París: OECD Publishing. Recuperado de: https://doi.org/10.1787/a536d00e-en
  • OCDE (2019b). Revenue Statistics 2019. París: OECD Publishing. Recuperado de: https://doi.org/10.1787/0bbc27da-en
  • OCDE (2020). Taxing Wages 2020. París: OECD Publishing. Recuperado de: https://doi.org/10.1787/047072cd-en
  • OCDE (2021). General government spending (indicator). OCDE. doi: 10.1787/a31cbf4d-en
  • OCDE, CIAT, CEPAL y BID (2020). Estadísticas tributarias en América Latina y el Caribe 2020. París: OECD Publishing. Recuperado de: https://doi.org/10.1787/68739b9b-en-es
  • Pegels, A. (2016). Taxing Carbon as an Instrument of Green Industrial Policy in Developing Countries. Bonn: Deutsches Institut für Entwicklungspolitik gGmbH.
  • Ramírez, S. (1997). El régimen fiscal de Petróleos Mexicanos. Ámbito federal y local. En Regulación del Sector Energético (pp. 273-284). México: UNAM/Secretaría de Energía.
  • Rockström, J., Steffen, W., Noone, K., Persson, Å., Chapin, F. S. III, Lambin, E., Lenton, T. M., Scheffer, M., Folke, C., Schellnhuber, H., Nykvist, B., De Wit, C. A., Hughes, T., Van der Leeuw, S., Rodhe, H., Sörlin, S., Snyder, P. K., Costanza, R., Svedin, U., Falkenmark, M., Karlberg, L., Corell, R. W., Fabry, V. J., Hansen, J., Walker, B., Liverman, D., Richardson, K., Crutzen, P., y Foley, J. (2009). Planetary boundaries: Exploring the safe operating space for humanity. Ecology and Society, 14(2), 32. Recuperado de: http://www.ecologyandsociety.org/vol14/iss2/art32/
  • Rosas-Flores, J., Bakhat, M., Rosas-Flores, D., y Fernández, J. L. (2017). Distributional effects of subsidy removal and implementation of carbon taxes in Mexican households. Energy Economics, 61, 21-28.
  • San Martín Reyna, J. M., Juárez Alonso, C. A., Díaz Martín del Campo, J., y Ángeles Sánchez, H. E. (2017). Evasión del Impuesto al valor agregado y del impuesto sobre la renta. Entorno UDLAP, (3), 51-61.
  • SHCP (2006). Documento Criterios Generales de Política Económica. Recuperado de: https://www.finanzaspublicas.hacienda.gob.mx/es/Finanzas_Publicas/Paquete_Economico_y_Presupuesto
  • SHCP (2018). Nota metodológica. Recaudación del IEPS a combustibles fósiles. Recuperado de: https://www.secciones.hacienda.gob.mx/work/models/estadisticas_oportunas/metodologias/IEPS_carbono.pdf
  • SHCP (2020a). Distribución del pago de impuestos y recepción del gasto público por deciles de hogares y personas. Recuperado de: http://www.SHCP.gob.mx/INGRESOS/Paginas/distribucionPago.aspx
  • SHCP (2020b). Estadísticas oportunas de las finanzas públicas del gobierno de México. Recuperado de: https://www.finanzaspublicas.hacienda.gob.mx/es/Finanzas_Publicas/Estadisticas_Oportunas_de_Finanzas_Publicas
  • SHCP (2021). Documento relativo al cumplimiento de las disposiciones contenidas en el artículo 42, fracción i, de la ley federal de presupuesto y responsabilidad hacendaria. Recuperado de: https://www.finanzaspublicas.hacienda.gob.mx/work/models/Finanzas_Publicas/docs/paquete_economico/precgpe/precgpe_2021.pdf
  • Smith, R. (2016). Green capitalism. The God that failed. Londres: College Publications.
  • Smith, R. (2019). An ecosocialist path to limiting global temperature rise to 1,5 ºC, in Fullbrook & Morgan, Economics and the ecosystem. Real-World Economics Review, (87), 149-180.
  • Stahel, W. (2013). Policy for material efficiency–sustainable taxation as a departure from the throwaway society. Philosophical Transactions. Series A, Mathematical, Physical, and Engineering Sciences, 371(1986), 1-19. Recuperado de: https://doi.org/10.1098/rsta.2011.0567
  • Stern, N. (2006). Stern Review on the Economics of Climate Change. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Stiglitz, J. E. (2003). La economía del sector público (vol. 24). Barcelona: Antoni Bosch Editor.
  • The Ex’tax Project (2016). New Era New Plan. Europe a Fiscal Strategy for an Inclusive Circular Economy. The Ex’tax Project Foundation.
  • Unda Gutiérrez, M. (2015). La reforma tributaria de 2013: los problemas de la hacienda pública y la desigualdad en México. Espiral (Guadalajara), 22(64), 69-99. Vera, L. (2019). Impuestos ambientales y equidad: desafíos para América Latina y el Caribe. Friedrich Ebert Stiftung (FES). Recuperado de: http://library.fes.de/pdf-files/bueros/kolumbien/15468-20190730.pdf
  • Warren, N. (2008). A Review of Studies on the Distributional Impact of Consumption Taxes in OECD Countries (OECD Social, Employment and Migration Working Papers, núm. 64). OCDE.
  • WCED (1987). Report of the World Commission on Environment and Development – Our Common Future. Oxford: Oxford University Press. Recuperado de: htpp://sustainabledevelopment.un.org